segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Grã-Bretanha quer atrair 10 mil estudantes brasileiros para as universidades

The Observer, o jornal dominical do grupo que publica o diário britânico The Guardian, noticiou que o governo da Grã-Bretanha está em negociação com o governo da Presidente Dilma Rousseff visando a trair para as universidades britânicas pagas 10 mil estudantes brasileiros. É a forma que os conservadores do primeiro-ministro, David Cameron, encontraram de buscar dinheiro para as instituições de curso superior do país, que, como boa parte da Europa, enfrenta uma profunda crise econômica.

No mês passado, juntamente com 13 representantes de universidade britânicas, David Willetts, do departamento de Educação, esteve em Brasília para participar de uma mesa redonda com autoridades do setor para tratar do negócio.

O governo brasileiro estaria disposto a desembolsar até 18.700 libras esterlinas por estudante que for fazer curso de graduação no país. Os detalhes desse plano ainda não estão definidos, as conversações sobre o negócio com o Brasil ainda estão no estágio inicial, mas a idéia é que os brasileiros ficariam no país durante nove meses, embora já esteja em estudo a possibilidade de oferecer também cursos de pós-graduação.

O jornal diz que já começaram a surgir críticas ao plano, porque, no almejo de obter dinheiro, o governo conservador está se valendo cada vez mais dessa estratégia de atrair estudantes estrangeiros, muito dos quais não têm o nível conhecimento necessário para freqüentar uma universidade britânica.

Vocês poderão encontrar mais informações na notícia oficial retirada do The Guardian Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário