quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A internacionalização e a mobilidade estudantil na FUMEC*

Profa. Astréia Soares Batista
Coordenadora do Setor de Relações Internacionais da Universidade FUMEC

Há algum tempo a Universidade FUMEC vem trabalhando na direção da internacionalização, como requisito fundamental para sua projeção e a de seus alunos. A internacionalização de uma instituição de ensino superior faz parte da sua busca por excelência e reconhecimento e está diretamente relacionada ao compartilhamento do saber e dos processos de educação, uma tendência cada vez mais forte que chega até nós pelos movimentos da globalização.

É objetivo da FUMEC estabelecer canais por intermédio dos quais professores, alunos e funcionários possam participar de atividades de pesquisa, congressos, palestras, seminários, nos quais um dos focos seja a troca de conhecimentos produzidos em diferentes países, nas mais diversas áreas.

Um dos aspectos mais importantes desta internacionalização da Universidade é o da mobilidade estudantil, ou seja, criar condições para que os estudantes da FUMEC possam passar um período estudando no exterior e para receber estudantes estrangeiros em nossas salas de aula. Estudar no exterior pode trazer competências acadêmicas de grande valor para a carreira futura do estudante, assim como ajudá-lo a encontrar o campo de estudos no qual queira se especializar.

Os alunos da FUMEC que cursam um período em uma das universidades estrangeiras parceiras têm adquirido habilidades diferentes e aprendido com variados métodos, o que lhes permite também conviver com novas teorias relevantes para seu campo de estudos e absorver um conhecimento muito mais diversificado sobre seu curso. Por esse motivo, a mobilidade estudantil deve ser vista como uma oportunidade de se construir um currículo de alta qualidade.

Outras conquistas importantes de quem participa desse tipo de intercâmbio em outro país é o desenvolvimento de sua capacidade de se expressar em outra língua, de conviver com outra cultura e de cuidar de si mesmo fora do ambiente familiar. A superação das dificuldades iniciais, as descobertas, as comparações entre os cursos, as salas de aula, laboratórios, os colegas, as cidades e os países acabam por formar uma bagagem cultural e profissional de valor incontestável no mercado de trabalho atual.

A FUMEC tem hoje parceria com 18 universidades estrangeiras, em 12 países, e está em negociação com mais 13 para estabelecer acordo de cooperação, ainda em 2010. E todos os acordos que a Universidade assina têm, como ponto central, a qualidade da instituição parceira e de seus professores.

* Artigo publicado no Jornal Fumec nº 19 - Setembro/Outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário