quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Respirando Lacan por todos os lados

Localizada na cidade de Rennes, na região da Bretanha, ao norte da França, a Université de Rennes 2 é uma instituição reconhecida internacionalmente pela expertise na área de Psicologia. A universidade da terra de Lacan foi a escolhida pela aluna do curso de psicologia Ana Flávia Novais, que se encontra atualmente realizando um semestre na Universidade francesa, parceira da FUMEC.
 O intercambio de Ana Flávia é atividade do PROME – Programa de Mobilidade Estudantil
Em e-mail ao setor de Relações Internacionais a aluna nos conta quais foram suas primeiras impressões sobre Rennes, como está sendo a adaptação a uma nova língua e um novo sistema acadêmico e da também algumas dicas para que quiser “respirar Lacan por todos os lados”!
Bom, quanto a Rennes esta tudo ótimo por aqui! A cidade e maravilhosa! E bem quieta, mas nos finais de semana, sempre escolho algumas cidades vizinhas pra conhecer, e por aqui tem lugares incríveis! Estou amando a França!
Bom, vamos começar descrevendo tudo por aqui!
Fui super bem recebida pela universidade. Não tive grandes problemas com a língua nos primeiros dias, apesar de ser um pouquinho difícil entender o que os franceses falam quando conversam rapidamente.
 A faculdade seleciona um grupo de alunos que se dispõe a passar o dia na faculdade para nos ajudar em todas as inscrições, fazer atividades culturais, conhecer a faculdade, como usar a biblioteca, conhecer a cidade, aprender sobre o metrô e as linhas de ônibus, enfim, não ha com o que se preocupar. Eles são muito atenciosos e sempre estão muito disponíveis a ajudar, mesmo depois dessa primeira semana de acolhimento!
 
Todas as nossas atividades dessa primeira semana de acolhida são juntamente com os alunos Eramus , o que é bem interessante para conhecer varias culturas e fazer boas amizades.


Bom quanto ao curso,
eu estou amando!
 É muito diferente do 
método de ensino
brasileiro,mas estou 
adorando respirar Lacan
por todos os lados!! 


Quanto à residência estudantil, deve-se escolher entre as duas opções disponíveis nas varias residências: quarto renovado e tradicional.  Bom não é são uma questão de mais velho e mais novo, os quartos tradicionais são mais baratos (146,4 euros), e os banheiros e a cozinha são compartilhados; Já os renovados, custam 218,4 euros, e tem um banheiro em cada quarto e um frigobar! Uma coisa bem legal sobre a Franca, e que normalmente o governo ajuda estudantes a pagar sua residência, e não é complicado, basta se inscrever no site www.caf.fr ( É bom, aproveitar para pedir ajuda sobre isto na semana de acolhimento). Eu me inscrevi e eles me ajudam pagando 94 euros.
Sobre a escolha de disciplinas, que se da em definitivo após a chegada do aluno à Universidade Ana Flávia nos conta como é o suporte dado pela instituição francesa aos alunos internacionais:
Na semana de acolhimento, temos uma reunião com o departamento do curso, para que eles se apresentem e tirem duvidas. Depois desta reunião escolhi minhas opções e fui conversar tanto com o pessoal do departamento de Relações Internacionais quanto com o pessoal da Psicologia, pois estava meio insegura na quantidade de matérias que deveria escolher, pois não sabia o grau de dificuldade!  
Sobre as diferenças entre o sistema francês e brasileiro Ana Flávia nos conta que na Université de Rennes as aulas são como seminários, dados por diversos professores, enquanto no Brasil a maioria das aulas são mais expositivas.