sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Volta ao Brasil

Uma experiência no exterior, mesmo que por um curto período, deixa ótimas lembranças e proporciona um grande aprendizado. Foi o caso de Ângela Brant, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo na FUMEC, e acabou de retornar ao Brasil após uma semana participando de um Workshop na Polônia (veja aqui a nota sobre a atividade que Ângela e mais três colegas da arquitetura, acompanhados pelo professor João Diniz, realizaram na Polônia).


Ângela, ao centro de preto, e seu grupo de trabalho no Workshop





















O Workshop foi muito bom pra mim! Foi uma experiência única! Espero que haja muitos workshops no ano que vem pra participar! Falei com o João Diniz que estamos todos a disposição para ajudar a fazer um workshop aqui em BH.."






Nós ficamos muito  felizes em ver como nossos alunos aproveitam as chances de aprendizado e trocas de experiências no exterior e de ver como a participação nesses projetos desperta nos estudantes o interesse em realizar cada vez mais projetos também aqui no Brasil

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Opção pelo desafio


Até que ponto o desafio pode ser uma boa alternativa ?
Quando nos propormos a conhecer algo novo, qual é a real intenção?
Vendo o cartaz de intercâmbio PROME-FUMEC alguns meses atrás vi uma oportunidade para aperfeiçoar meu currículum. Ha quase um mês no exterior posso dizer que a melhoria curricular é mero detalhe; inserir-se numa nova cultura – ouso dizer, numa nova vida – se transforma em sinônimo de crescimento pessoal.
Em fase de execução, o que alegar a cerca dessa “Lide”?
Como jurista penso em abarcar as relações internacionais dentro da imensa América Latina.
Como estudante, acredito que o conhecimento nos move; e,claro, não pode ter fim.
E, por fim, como cidadão – do MUNDO, almejo ser útil.
Somos capazes de mudar as regras?
Me diga você!!
“Hit the road jack!”R.C
Gui Mucceli.*


*Guilherme, é aluno do curso de Direito da FUMEC e está realizando um período de intercâmbio no México, esse texto ele nos enviou como forma de dar suas primeiras impressões e expectativas sobre o intercâmbio. Veja aqui o post que fizemos sobre ele aqui no blog. 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vivenciando a Arquitetura na Polônia

Equipe da FUMEC, única universidade brasileira participante
Fazer  um projeto de revitalização para a região portuaria de uma importante cidade polonesa: esse é o desafio que um grupo de 4 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade FUMEC acompanhados pelo professor João Diniz, terá no Workshop Eco-City, organizado pelo Gdansk University of Technology, parceira da FUMEC na Polônia.


Cartaz do evento com a área a ser projetada





O grupo, formado pelos alumos Angela Brant, Eduardo Brandão, Fernanda Trindade e Felipe Soares, está participando do workshop, que acontece no período de 12 e 16 de setembro, na cidade polonêsa de Gdansk. Além do grupo da FUMEC participam também representantes de outras universidades estrangeiras, como a  Hafencity Universität Hamburg (Alemanha), Universidade Tecnologica de Lisboa (Portugal), Mimar Sinan Fine Arts University Stambul (Turquia), DEU Izmar (Turquia), The Sopot High School (Polônia), além da Gdansk University of Technology, organizadora do evento.

Você pode acompanhar o trabalho do grupo em nossa página no Facebook!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Grã-Bretanha quer atrair 10 mil estudantes brasileiros para as universidades

The Observer, o jornal dominical do grupo que publica o diário britânico The Guardian, noticiou que o governo da Grã-Bretanha está em negociação com o governo da Presidente Dilma Rousseff visando a trair para as universidades britânicas pagas 10 mil estudantes brasileiros. É a forma que os conservadores do primeiro-ministro, David Cameron, encontraram de buscar dinheiro para as instituições de curso superior do país, que, como boa parte da Europa, enfrenta uma profunda crise econômica.

No mês passado, juntamente com 13 representantes de universidade britânicas, David Willetts, do departamento de Educação, esteve em Brasília para participar de uma mesa redonda com autoridades do setor para tratar do negócio.

O governo brasileiro estaria disposto a desembolsar até 18.700 libras esterlinas por estudante que for fazer curso de graduação no país. Os detalhes desse plano ainda não estão definidos, as conversações sobre o negócio com o Brasil ainda estão no estágio inicial, mas a idéia é que os brasileiros ficariam no país durante nove meses, embora já esteja em estudo a possibilidade de oferecer também cursos de pós-graduação.

O jornal diz que já começaram a surgir críticas ao plano, porque, no almejo de obter dinheiro, o governo conservador está se valendo cada vez mais dessa estratégia de atrair estudantes estrangeiros, muito dos quais não têm o nível conhecimento necessário para freqüentar uma universidade britânica.

Vocês poderão encontrar mais informações na notícia oficial retirada do The Guardian Online.

domingo, 4 de setembro de 2011

Jantar Sueco de Despedida da Matilda

Preparação para o Jantar!


Na terça-feira, dia 09 de agosto, a grande cozinheira foi nossa intercambista Matilda Dahlquist da Suécia.

Foi uma oportunidade ótima para conhecer um pouco mais da cultura e da culinária sueca!

Numa tarde divertida preparando os quitutes ajudamos a Matilda nos prepativos!

Num jantar super especial reunimos as pessoas que se tornaram amigos da Matilda durante este semestre e juntos desejamos uma boa viagem de regresso a nossa intercambista!





Confira aqui uma das receitas feita pela Matilda!

Gratinado de Batata
4 – 6 pessoas










Ingredientes:
1 quilo de batata
1 cebola
1-2 dentes de alho
3-4 xícaras de queijo curado ralado
1 ½ colher de chá de sal
2-3 de chá de manjericão, tomilho ou orégano
2 xícaras de creme de leite fresco + 3 xícaras de leite ou 5 xícaras de creme de leite fresco
Pimenta do Reino preta

Modo de fazer:
Untar a forma. Adicione metade das batatas, coloque metade do sal, adicione a cebola picada (toda), metade do queijo e as ervas (todos esses ingredientes colocados em camadas).
Adicione o resto da batata e do queijo.
Misture leite com creme de leite fresco e pimenta e o resto do sal e derrame na forma.
Asse no forno, a 200 graus por aproximadamente 45 minutos, até que as batas estejam macias.

Bom apetite!
Matilda, esperamos ansiosa a sua próxima vinda ao Brasil!
Abraço carinhoso de todas nós!




Um momento especial e muito delicioso!




Como em  todo bom jantar sueco, velas acessas. O símbolo Sueco, O Cavalo de Dalarna também estava enfeitando a mesa.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Destino: México


Estadio Azteca..
Único país de língua espanhola da América do Norte o México é o destino do aluno do curso de direito da Universidade FUMEC, Guilherme Mucceli.  Primeiro aluno intercambista da FUMEC na Universidad Autonoma Metropolitana de México.
A universidade mexicana tem sede na Cidade do México e oferece mais de 50 cursos de graduação além de cursos de mestrado e doutorado em cinco campi: Cuajimalpa, Iztapalapa, Lerna, Xichimilco e Azcapotzalco. Esta última, localizada na região norte da cidade, foi a escolhida por Guilherme por oferecer os cursos de direito e sociologia, área que também interessa a ele. 

Palacio Nacional (Pintura Diego Rivera)



Além da oportunidade de estudar em uma grande universidade mexicana Guilherme ainda foi contemplado com uma bolsa de estudos, outorgada pela UAM, que o ajudará a cobrir despeças com sua estadia no México.
Em sua primeira semana da Cidade do México, Guilherme nos escreveu contando como estão sendo estes primeiros dias de adaptação à cidade:









“Estou bem, alojado - temporariamente- e em busca de uma republica! Fui ate o campus da UAM e me impressionou. Grande, como tudo aqui. Muito bonito e bem cuidado! Uma estrutura física impressionante.”



 
Pirâmides de Teotihuacan.
 

Nós aqui no Brasil estamos mais do que orgulhosos pelo Guilherme e temos certeza que ele nos representará muito bem lá no México e sua estadia servirá de incentivo para outros alunos que também queiram se candidatar ao um semestre letivo na UAM.

Aproveitamos para lembrar que para quem quer se candidatar para o PROME as inscrições acontecem neste mês de setembro entre os dias 05 e 09. Participe!!!