quinta-feira, 17 de março de 2011

Estágio em Portugal

Quase um mês após o inicio de seu intercambio na ESTA, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, em Portugal, a aluna de Publicidade e Propaganda, Suéllen Sousa, nos enviou uma ótima notícia, ela foi convidada a fazer parte da equipe do Gabinete de Comunicação da Universidade como estagiaria voluntária.
Muito animada com a oportunidade, que lhe permitirá enriquecer ainda mais sua experiência de intercambio, Suéllen nos escreveu contando que o convite veio de um de seus professores, a quem ela havia manifestado seu interesse em fazer um estágio na área de comunicação.
Suéllen, assim como o também estudante de Publicidade e Propaganda, Jordão Magalhães e Ludmila Ivo, do curso de Engenharia Ambiental,  foi selecionada para cursar o primeiro semestre de 2011 na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, onde se encontra cursando disciplinas de seu curso, como Marketing das Organizações Políticas, Comunicação de Crise e Empreendedorismo e Inovação.  
Estamos muito orgulhosos de Suéllen e torcendo muito por ela desde o Brasil!

Direito em Genova, Itália

Elisa Marques na região central de Genova.
Os alunos do curso de Direito da FUMEC, Elisa Marques e Matteus Antunes Col, escolheram como destino de estudos para o primeiro semestre de 2011 a Universitá degli Studi di Genova, na Itália, os dois se encontram na cidade italiana desde o mês de Fevereiro e foram selecionados pelo PROME, Programa de Mobilidade Estudantil da Universidade FUMEC.

Na Itália Matteus, que é ex-aluno da Fundação Torino e já tem proficiência em italiano, cursa as disciplinas de Direito da Informática, Direito Internacional Privado, Direito da União Européia e Sistemas Jurídicos Comparados, já Elisa cursa História da Cultura Jurídica Européia, Direito Privado Europeu, Direito Penal Comparado e Criminologia, além de ter aulas de italiano para se aperfeiçoar na língua.

Já acomodados na cidade e matriculados na universidade os meninos nos contam que estão gostando muito das aulas e professores e que estão fazendo amigos do mundo inteiro, já que a Universidade de Genova recebe alunos do mundo inteiro também pelo programa Erasmus. 

Estudando na França

André Brandão
Mais um estudante que nos envia boas notícias de seu intercambio! Desta vez André Brandão, aluno de Arquitetura e Urbanismo da Universidade FUMEC, nos enviou suas primeiras impressões da Université de Cergy-Pontoise, na França, onde está cursando o atual semestre.

Após umas dificuldades iniciais André, que escolheu a universidade francesa, apesar dessa não oferecer o curso de arquitetura, para cursar disciplinas que ele considera complementares a seu curso, como historia moderna e geografia urbana, além de aperfeiçoar seu francês.
Em e-mail enviado ao SRI André conta:

“Tenho ido às aulas normalmente, e a professora que ensina a disciplina de historia tem sido bem atenciosa e creio que as aulas de geografia irão me ajudar no curso de arquitetura, pois estudamos muito a criação de planos urbanísticos de grandes cidades. Na aula passada foi Paris e Barcelona”

Sobre a vida de estudante em Cergy, André conta que se filiou a uma associação de estudantes estrangeiros da universidade, que organiza festas, viagem e outras atividades para alunos.

O caso de André é um ótimo de exemplo de como a procura por um intercâmbio é interessante para alunos que procuram uma formação complementar para seu curso.