sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Experiência de Intercâmbio



Aluna de Publicidade e Propaganda e estagiária do Setor de Relações Internacionais, Luísa Reis Lapertosa, conta um pouco de sua experiência de intercâmbio na Bélgica.

 

Uma experiência intensa
A estudante Luísa Lapertosa




Em agosto de 2008 viajei para Bélgica como intercambista. O programa consistia em dar ao jovem a oportunidade de cursar todo um ano letivo em uma escola de ensino médio frequentada por estudantes locais. Durante esse período o intercambista ficaria hospedado em casas de familias.


Lembro até hoje do dia em que estava preparando minhas coisas para a viagem, de como minhas mãos tremiam a cada peça de roupa que eu colocava na mala! Eu não sabia o que estava por vir! No aeroporto me vi tomada de uma ansiedade tal, que o tempo inteiro não conseguia tirar o sorriso do rosto e falava o tempo inteiro pelos cotovelos! Quando ia entrar na sala de embarque, me vi tomada por outro sentimento, era a saudade que já estava começando a bater muito antes de começar! Parece que a partir do momento que eu passei por aquela porta fiquei quase muda. Durante a longa viagem comecei a relaxar e puxei de dentro da bolsa um caderno e comecei a escrever! Dormia, acordava, escrevia de novo. Desci do avião! Daquele imenso avião! Quando as portas de desembarque abriram, vi umas bandeiras pro alto e uma mulher com um sorriso no rosto tirando várias fotos minhas! Fui ao encontro dela, abracei todos e conheci minha família belga! A partir daí, tudo começou de verdade, e de uma forma que, hoje vejo, foi assustadoramente rápida! Há experiências que só podemos entender completamente a partir do momento em que começamos a vivê-las, e assim percebemos seu real valor, e vemos como foi essa uma experiência intensa!
Luísa e seus colegas de turma da escola belga
No dia que as aulas começaram, parecia que era de fato meu primeiro dia de aula! Cheguei à escola e umas cinco meninas estavam me esperando no saguão, me mostraram a escola, falando francês com uma rapidez incrível! O único recurso que me restava era sempre sorrir e balançar a cabeça concordando ou discordando dependendo das expressões delas! Hoje me lembro desse dia, e começo a rir sozinha! Os dias na escola continuaram e a cada dia ficavam menos assustadores e mais incríveis! Nossa, como fiz amigos! E nessa sensação maravilhosa que é a de fazer amigos, fui me abrindo cada vez mais! Na hora dos encontros com os outros intercambistas, me veio um forte sentimento de identidade Todos lá, com as mesmas expectativas, com os mesmos medos, os mesmos desejos e a mesma vontade de aproveitar cada segundo! Fiz amigos pelos quais sinto um carinho quase de irmão! E tudo surgiu pelo que tínhamos aprendido até ali, e hoje garanto que todos carregam isso dentro de si! Todo dia inventávamos desculpas para os nossos pais de acolho, que coitados, ficavam de cabelo em pé! Queríamos sempre um pretexto para nos encontrar, nem que fosse para ficarmos sentados em uma praça qualquer, todos juntos, conversando, cantando, nos conhecendo cada vez mais.

Viagem à Itália com o gupo de intercambistas
Conheci pessoas que levarei no coração e na minha cabeça para onde eu vá, cada um me ensinou uma coisa mesmo nem sabendo! Além disso, criei carinho pelo lugar! Pelo lugar que foi meu durante todo o tempo que estive fora! Hoje, bons amigos, quando nos encontramos lembramos com lágrimas nos olhos, olhos querendo visualizar tudo de novo! Lembramos das músicas que nos fazem dançar como dançávamos! Lembramos da correria de sempre para não perder o trem de volta pra casa e a correria ainda maior para não perder o trem com destino aos nossos encontros! Até hoje me pego imitando o espanhol cheio de gírias dos amigos latinos e das expressões engraçadas dos outros, de tantas outras partes do mundo! E além disso tudo, tive a oportunidade de aprender um idioma novo, e tenho certeza que de ter estudado tanto françês e ter me esforçado da maneira que foi me proporcionará grandes oportunidades daqui pra frente. E com isso a gente aprende, aprende muito! Aprende que saudade pode doer muito, aprendemos a dar o valor que as coisas merecem.Aprendemos a entender melhor, a escutar e acima de tudo a andar com as próprias pernas!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PROME - FUMEC



Se você, aluno da FUMEC, está interessado em viver uma experiência em uma universidade estrangeira pode participar do PROME – FUMEC ( Programa de Mobilidade Estudantil).
Coordenado pelo Setor de Relações Internacionais o PROME tem o objetivo de promover o intercambio internacional de alunos nas mais de 20 universidades parceiras da FUMEC (veja ao lado) em países como França, Portugal, Itália e Alemanha, Angola, Estados Unidos, México, Peru e Chile.
O intercambio possibilita aos participantes do programa experimentar seu curso sob uma outra perspectiva, a perspectiva internacional, ao entrar em contato direto com um sistema acadêmico diferente e também com uma nova cultura.
Veja os critérios para participar, o período de inscrições e o regulamento completo do PROME no site.

A internacionalização e a mobilidade estudantil na FUMEC*

Profa. Astréia Soares Batista
Coordenadora do Setor de Relações Internacionais da Universidade FUMEC

Há algum tempo a Universidade FUMEC vem trabalhando na direção da internacionalização, como requisito fundamental para sua projeção e a de seus alunos. A internacionalização de uma instituição de ensino superior faz parte da sua busca por excelência e reconhecimento e está diretamente relacionada ao compartilhamento do saber e dos processos de educação, uma tendência cada vez mais forte que chega até nós pelos movimentos da globalização.

É objetivo da FUMEC estabelecer canais por intermédio dos quais professores, alunos e funcionários possam participar de atividades de pesquisa, congressos, palestras, seminários, nos quais um dos focos seja a troca de conhecimentos produzidos em diferentes países, nas mais diversas áreas.

Um dos aspectos mais importantes desta internacionalização da Universidade é o da mobilidade estudantil, ou seja, criar condições para que os estudantes da FUMEC possam passar um período estudando no exterior e para receber estudantes estrangeiros em nossas salas de aula. Estudar no exterior pode trazer competências acadêmicas de grande valor para a carreira futura do estudante, assim como ajudá-lo a encontrar o campo de estudos no qual queira se especializar.

Os alunos da FUMEC que cursam um período em uma das universidades estrangeiras parceiras têm adquirido habilidades diferentes e aprendido com variados métodos, o que lhes permite também conviver com novas teorias relevantes para seu campo de estudos e absorver um conhecimento muito mais diversificado sobre seu curso. Por esse motivo, a mobilidade estudantil deve ser vista como uma oportunidade de se construir um currículo de alta qualidade.

Outras conquistas importantes de quem participa desse tipo de intercâmbio em outro país é o desenvolvimento de sua capacidade de se expressar em outra língua, de conviver com outra cultura e de cuidar de si mesmo fora do ambiente familiar. A superação das dificuldades iniciais, as descobertas, as comparações entre os cursos, as salas de aula, laboratórios, os colegas, as cidades e os países acabam por formar uma bagagem cultural e profissional de valor incontestável no mercado de trabalho atual.

A FUMEC tem hoje parceria com 18 universidades estrangeiras, em 12 países, e está em negociação com mais 13 para estabelecer acordo de cooperação, ainda em 2010. E todos os acordos que a Universidade assina têm, como ponto central, a qualidade da instituição parceira e de seus professores.

* Artigo publicado no Jornal Fumec nº 19 - Setembro/Outubro de 2010

Fumec pelo mundo

Olá! Hallo! ͔¡Hola! Ciao! Hello!! Salut!!

Seja bem vindo ao FUMEC pelo mundo, aqui você poderá encontrar um pouco mais sobre as atividades internacionais de alunos e professores da FUMEC.

Neste canal você poderá conhecer um pouco mais da experiência de alunos intercambistas e compartilhar suas experiências, além de ficar por dentro dos programas oferecidos pelo Setor de Relações Internacionais.
Nós do SRI – FUMEC acreditamos que a experiência internacional é uma importante experiência para o crescimento profissional, acadêmico e pessoal dos estudantes e trabalhamos com os seguintes objetivos:

- Estabelecer atividades de intercâmbio acadêmico para professores, alunos e corpo técnico.
- Desenvolver cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural entre a Universidade FUMEC e universidades estrangeiras.
-Divulgar as oportunidades internacionais de caráter acadêmico, como cursos, programas de bolsas e outros tipos de intercâmbio com universidades de diferentes países.
- Promover o convívio entre diferentes culturas no ambiente da universidade.
- Apoiar a comunidade acadêmica da FUMEC em atividade no exterior e professores, pesquisadores e alunos de instituições estrangeiras na FUMEC.


Comente, colabore, participe do blog e visite também nosso site!!!